Envision, Create, Share

Welcome to HBGames, a leading amateur game development forum and Discord server. All are welcome, and amongst our ranks you will find experts in their field from all aspects of video game design and development.

Transitions in Menu and On Map

Transitions in the Menu and Map
By: Rafidelis

http://img178.imageshack.us/img178/8214/marker3la7.png[/img]About the script:http://img178.imageshack.us/img178/8214/marker3la7.png[/img]


This script creates transitions in each Scene of the game, and he fully customized, you can define scene in which they act transition, which will be used to image, which will be its duration and opacity.
Put that image in the Transitions (Create this folder) with the name of Transition1:

http://img208.imageshack.us/img208/7759 ... on1wb8.png[/img]


http://img178.imageshack.us/img178/8214/marker3la7.png[/img] Instructions: http://img178.imageshack.us/img178/8214/marker3la7.png[/img]

Paste above the main, if you are using a script that changes some scene, paste below it.

http://img178.imageshack.us/img178/8214/marker3la7.png[/img]Scripthttp://img178.imageshack.us/img178/8214/marker3la7.png[/img]


Code:
=begin
|===============================================================================
|
|						   TRANSITIONS IN MENU								 |
|							Por: Rafidelis									 |
|						  | www.ReinoRpg.com|								  |
|					  | Rafa_fidelis@hotmail.com|							  |
|===============================================================================
|
|							  SOBRE O SCRIPT:								  |
|===============================================================================
|
|		   ESTE SCRIPT CRIA TRANSIÇÕES NAS SCENES DO MENU,DEIXANDO O JOGO	  |
|		   COM UM TOQUE BEM MAIS BONITO E "PROFISSA".						  |
|		   E ELE TAMBEM CRIA UM TRANSIÇÃO QUANDO VOCÊ INICIA O JOGO			|
|		   DEIXANDO BEM LEGAL,ABAIXO VOCÊ PODE ESCOLHER EM QUAIS JANELAS	   |
|		   DO MENU DESEJA TER TRANSIÇÕES,E ESCOLHER A OPACIDADE,E A DURAÇÃO	|
|		   DE CADA TRANSIÇÃO.												  |
|		   E TAMBEM DEVE DEFINIR QUAL SERA O NOME DA TRANSIÇÃO QUE VOCÊ IRA	|
|		   USAR EM CADA JANELA,PARA SEU JOGO NÃO FICAR COM TAMANHO MUITO	   |
|		   GRANDE RECOMENDO USAR A MESMA TRANSIÇÃO EM TODAS AS JANELAS,MAS AI  |
|		   É VOCÊ QUE DECIDE^^												 |
|===============================================================================
|
=end
module Rafidelis
  module Rafidelis_Transitions
	# Pasta onde deve estar as transições(Você deve digitar da seguinte maneira:("Graphics/NOMEPASTAS/"
	PASTA_TRANSITIONS  = "Graphics/Transitions/"
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
#						  OPÇÕES DO MENU
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
# true para exibir transição no menu,false para não exibir
	TRANSITION_MENU = true  
# Nome da transição do menu
	NAME_TRANSITION_MENU = 'Transition1'
# Quanto maior o numero maior a opacidade,quanto menor,a opacidade sera menor
	OPACITY_TRANSITION_MENU = 0
# Duração da transição,quanto maior o numero mais a transição demorara
	DURAÇÂO_TRANSITION_MENU = 50
	
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
#						  OPÇÕES SCENE_ITEM
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

# true para exibir transição na tela de item,false para não exibir
	TRANSITION_ITEM = true
# Nome da transição da janela de itens
	NAME_TRANSITION_ITEM = 'Transition1'
# Quanto maior o numero maior a opacidade,quanto menor,a opacidade sera menor
	OPACITY_TRANSITION_ITEM = 0
# Duração da transição,quanto maior o numero mais a transição demorara
	DURAÇÂO_TRANSITION_ITEM = 50
	
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
#						  OPÇÕES SCENE_SKILL
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

# true para exibir transição na tela de habilidades,false para não exibir
	TRANSITION_SKILL = true
# Nome da transição da janela de habilidades
	NAME_TRANSITION_SKILL = 'Transition1'
# Quanto maior o numero maior a opacidade,quanto menor,a opacidade sera menor
	OPACITY_TRANSITION_SKILL = 0
# Duração da transição,quanto maior o numero mais a transição demorara
	DURAÇÂO_TRANSITION_SKILL = 50


#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
#						  OPÇÕES SCENE_EQUIP
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

# true para exibir transição na tela de equipamentos,false para não exibir
	TRANSITION_EQUIP = true
# Nome da transição da janela de equipamentos
	NAME_TRANSITION_EQUIP = 'Transition1'
# Quanto maior o numero maior a opacidade,quanto menor,a opacidade sera menor
	OPACITY_TRANSITION_EQUIP = 0
# Duração da transição,quanto maior o numero mais a transição demorara
	DURAÇÂO_TRANSITION_EQUIP = 50


#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
#						  OPÇÕES SCENE_STATUS	
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

# true para exibir transição na tela de status,false para não exibir
	TRANSITION_STATUS = true
# Nome da transição da janela de status
	NAME_TRANSITION_STATUS = 'Transition1'
# Quanto maior o numero maior a opacidade,quanto menor,a opacidade sera menor
	OPACITY_TRANSITION_STATUS = 0
# Duração da transição,quanto maior o numero mais a transição demorara
	DURAÇÂO_TRANSITION_STATUS = 50
	
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
#						  OPÇÕES SCENE_FILE
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

# true para exibir transição na tela de save\load,false para não exibir
	TRANSITION_FILE = true
# Nome da transição da janela de save\load
	NAME_TRANSITION_FILE = 'Transition1'
# Quanto maior o numero maior a opacidade,quanto menor,a opacidade sera menor
	OPACITY_TRANSITION_FILE = 0
# Duração da transição,quanto maior o numero mais a transição demorara
	DURAÇÂO_TRANSITION_FILE = 50
	
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
#						  OPÇÕES SCENE_END
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

# true para exibir transição na tela de end,false para não exibir
	TRANSITION_END= true
# Nome da transição da janela de fim(opção sair no menu)
	NAME_TRANSITION_END = 'Transition1'
# Quanto maior o numero maior a opacidade,quanto menor,a opacidade sera menor
	OPACITY_TRANSITION_END = 0
# Duração da transição,quanto maior o numero mais a transição demorara
	DURAÇÂO_TRANSITION_END = 50
	
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
#						  OPÇÕES SCENE_MAP
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

# true para exibir transição na tela do mapa,false para não exibir
	TRANSITION_MAP= true
# Nome da transição da janela de mapa(quando você sair do menu,ou quando iniciar o jogo ela sera mostrada)
	NAME_TRANSITION_MAP = 'Transition1'
# Quanto maior o numero maior a opacidade,quanto menor,a opacidade sera menor
	OPACITY_TRANSITION_MAP = 0
# Duração da transição,quanto maior o numero mais a transição demorara
	DURAÇÂO_TRANSITION_MAP = 50	
	
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
#						  OPÇÕES SCENE_TITLE
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

# true para exibir transição na tela de Titulo,false para não exibir
	TRANSITION_TITLE= true
# Nome da transição da janela de tituça(quando você selecionar a opção Tela de Titulo na opção sair do menu,ou quando iniciar o jogo ela sera mostrada)
	NAME_TRANSITION_TITLE = 'Transition1'
# Quanto maior o numero maior a opacidade,quanto menor,a opacidade sera menor
	OPACITY_TRANSITION_TITLE = 250
# Duração da transição,quanto maior o numero mais a transição demorara
	DURAÇÂO_TRANSITION_TITLE = 50	
  end
end
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
#						  FIM DAS OPÇÕES
#"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

class Scene_Menu < Scene_Base
  include Rafidelis::Rafidelis_Transitions
  alias rafis_start_menu start
  def start
	rafis_start_menu	
	if TRANSITION_MENU 
	  pasta_trans_menu = PASTA_TRANSITIONS + "#{NAME_TRANSITION_MENU}"
			 
	  Graphics.transition(DURAÇÂO_TRANSITION_MENU,pasta_trans_menu,OPACITY_TRANSITION_MENU)   
	end
  end
end

class Scene_Item < Scene_Base
  include Rafidelis::Rafidelis_Transitions
  alias rafis_start_item start
  def start
	rafis_start_item	
	if TRANSITION_ITEM
	  pasta_trans_item = PASTA_TRANSITIONS + "#{NAME_TRANSITION_ITEM}"
	  Graphics.freeze		
	  Graphics.transition(DURAÇÂO_TRANSITION_ITEM,pasta_trans_item,OPACITY_TRANSITION_ITEM)   
	end
  end
end

class Scene_Skill < Scene_Base
  include Rafidelis::Rafidelis_Transitions
  alias rafis_start_skill start
  def start
	rafis_start_skill	
	if TRANSITION_SKILL
	  pasta_trans_skill = PASTA_TRANSITIONS + "#{NAME_TRANSITION_SKILL}"
	  Graphics.freeze		
	  Graphics.transition(DURAÇÂO_TRANSITION_SKILL,pasta_trans_skill,OPACITY_TRANSITION_SKILL)   
	end
  end
end

class Scene_Equip < Scene_Base
  include Rafidelis::Rafidelis_Transitions
  alias rafis_start_equip start
  def start
	rafis_start_equip   
	if TRANSITION_EQUIP
	  pasta_trans_equip = PASTA_TRANSITIONS + "#{NAME_TRANSITION_EQUIP}"
	  Graphics.freeze		
	  Graphics.transition(DURAÇÂO_TRANSITION_EQUIP, pasta_trans_equip,OPACITY_TRANSITION_EQUIP)   
	end
  end
end

class Scene_Status < Scene_Base
  include Rafidelis::Rafidelis_Transitions
  alias rafis_start_status start
  def start
	rafis_start_status	
	if TRANSITION_STATUS
	  pasta_trans_status = PASTA_TRANSITIONS + "#{NAME_TRANSITION_STATUS}"
	  Graphics.freeze		
	  Graphics.transition(DURAÇÂO_TRANSITION_STATUS,pasta_trans_status,OPACITY_TRANSITION_STATUS)   
	end
  end
end

class Scene_File < Scene_Base
  include Rafidelis::Rafidelis_Transitions
  alias rafis_start_file start
  def start
	rafis_start_file  
	if TRANSITION_FILE
	  pasta_trans_file = PASTA_TRANSITIONS + "#{NAME_TRANSITION_FILE}"
	  Graphics.freeze		
	  Graphics.transition(DURAÇÂO_TRANSITION_FILE,pasta_trans_file,OPACITY_TRANSITION_FILE)   
	end
  end
end

class Scene_End < Scene_Base
  include Rafidelis::Rafidelis_Transitions
  alias rafis_start_end start
  def start
	rafis_start_end 
	if TRANSITION_END
	  pasta_trans_end = PASTA_TRANSITIONS + "#{NAME_TRANSITION_END}"
	  Graphics.freeze		
	  Graphics.transition(DURAÇÂO_TRANSITION_END,pasta_trans_end,OPACITY_TRANSITION_END)   
	end
  end
end

class Scene_Map < Scene_Base
  include Rafidelis::Rafidelis_Transitions
  alias rafis_start_map start
  def start
	rafis_start_map
	if TRANSITION_MAP
	  pasta_trans_map = PASTA_TRANSITIONS + "#{NAME_TRANSITION_MAP}"
	  Graphics.freeze		
	  Graphics.transition(DURAÇÂO_TRANSITION_MAP,pasta_trans_map,OPACITY_TRANSITION_MAP)   
	end
  end
end

class Scene_Title < Scene_Base
  include Rafidelis::Rafidelis_Transitions
  alias rafis_start_title start
  def start
	rafis_start_title 
	if TRANSITION_TITLE
	  pasta_trans_title = PASTA_TRANSITIONS + "#{NAME_TRANSITION_TITLE}"
	  Graphics.freeze		
	  Graphics.transition(DURAÇÂO_TRANSITION_TITLE,pasta_trans_title,OPACITY_TRANSITION_TITLE)   
	end
  end
end

#===============================================================================
|
#							FIM DO SCRIPT									  |
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
|
#		Visite www.ReinoRpg.com para encontrar mais scripts,de PMVX e RMXP	 |
#~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
|



http://img178.imageshack.us/img178/8214/marker3la7.png[/img] Credits http://img178.imageshack.us/img178/8214/marker3la7.png[/img]


Rafidelis|ReinoRpg.com
Original Link: http://www.reinorpg.com/index.php?topic=4562.0
 

Thank you for viewing

HBGames is a leading amateur video game development forum and Discord server open to all ability levels. Feel free to have a nosey around!

Discord

Join our growing and active Discord server to discuss all aspects of game making in a relaxed environment. Join Us

Content

  • Our Games
  • Games in Development
  • Emoji by Twemoji.
    Top